BENCI, JORGE (1954) ECONOMIA CRISTÃ DOS SENHORES NO GOVERNO DOS ESCRAVOS. PREPARA, PREFACIADA E ANOTADA POR SERAFIM LEITE, S. J. PORTO: APOSTOLADO DA IMPRENSA. DE 19X13 CM. COM 206, [1] PÁGS. B.
Documento importantíssimo para o estudo da escravatura.
Jorge Benci (1650-1708), jesuíta italiano chega ao Brasil, via Portugal, em agosto de 1683, foi, portanto, contemporâneo do Padre António Vieira (1608-1697), pertencendo à mesma Ordem Religiosa. Por este ilustre tribuno e defensor dos direitos humanos foi certamente influenciado.
Deu à estampa, entre outras obras menores, “Economia Cristã dos Senhores no Governo dos Escravos”, estampada em 1705 em Roma, obra formada por sermões que pregou na Bahia durante o último quartel do século XVII. O livro é dividido numa introdução e quatro discursos, em todos estes, o jesuíta aborda a escravidão, partindo da premissa, das mútuas obrigações entre senhores e escravos. As obrigações dos senhores é novidade numa época em que só os escravos é que tinham obrigações.
No estudo introdutório, o Pe. Serafim Leite apresenta uma interessante análise à vida, mas sobretudo à obra do jesuíta, inserindo-a no contexto da época em que foi escrita. [capa levemente empoeirada]
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..