EPIGRAFIA DE OLISIPO

18,00€

EPIGRAFIA DE OLISIPO

18,00€
1

SILVA, AUGUSTO VIEIRA DA (1944) EPIGRAFIA DE OLISIPO (SBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DA LISBOA ROMANA). LISBOA: C.M. DE LISBOA. DE 20X14 CM. COM 332, [4] PÁGS. ILUST. E.

Um dos mais valiosos e completos trabalhos sobre a epigrafia romana na região de Lisboa, ainda hoje não negligenciável para quantos se dedicam à história olisiponense no largo tempo da ocupação romana.

“Trataremos aqui das inscrições lusitano- romanas que na cidade de Olisipo existiram, ou foram encontradas na região de Olisipo, compreendendo-se neste próprio não só a cidade romana, que ocupava o cume do Monte do Castelo e uma certa extensão das suas vertentes meridional e ocidental, mas os seus arredores até aos confins do território que hoje constitui o Município de Lisboa. (…) As inscrições desaparecidas vão neste trabalho transcritas em composição tipográfica; algumas, são reproduzidas de gravuras ou desenhos da época. As que ainda perduram, aqui reproduzidas em zincogravura, foram todas copiadas com a maior exatidão que nos foi possível, ou das próprias lápides, ou de fotografias para este fim expressamente tiradas. No texto relativo a cada inscrição mencionamos as particularidades de forma e dimensões que delas se conhecem; a sua história, a data ao época; os locais onde existiam ou foram encontradas; e, quando possível, onde se acham situadas ou depositadas; e por último os escritores ou colectores que as transcreveram nas suas obras, impressas ou manuscritas”.

Encadernação meia inglesa em pele, decorada na lombada com ferros e títulos gravados a ouro; com leve aparo em todos os cortes o da cabeça carminado; capas da brochura conservadas [o miolo acusa antiga exposição a água mais explicita nalgumas páginas (manchas de acidez), noutras mais desvanecida, no entanto, todo o texto é percetível e as gravuras em nada são prejudicadas na leitura]

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em