ERICEIRA NA GAZETA DE TORRES

10,60€

ERICEIRA NA GAZETA DE TORRES

10,60€
1

ERICEIRA NA GAZETA DE TORRES ATRAVÉS DOS CORRESPONDENTES JAIME LOBO SILVA E LUÍS PALHANO (1927-1933). ORG. JOSÉ CONSTANTINO COSTA; APRESENT. ANTÓNIO VENTURA. ERICEIRA: MAR DE LETRAS, 2006. DE 21X15 CM. COM 214, [7] PÁGS. ILUST. B.

“(…) Um dos fenómenos mais curiosos que se nota na segunda metade do século XIX e depois na centúria seguinte, é o surgimento de jornais e revistas um pouco por todo o país, fora dos centros urbanos mais importantes, alastrando até concelhos de pequena dimensão. Através desses milhares de títulos, é a vida dessas comunidades que fluí, e o país real que respira e transpira. Por essas páginas amarelecidas pelo tempo e pela má qualidade do papel passa uma outra história, os pequenos e grandes dramas locais, as curiosidades, os reflexos dos eventos nacionais e internacionais e suas repercussões nos microcosmos locais e regionais. A imprensa é uma fonte essencial, como se verifica pelo livro que agora vê a luz do dia.

José Constantino Costa levou a cabo uma tarefa feita com gosto e dedicação: recuperar e descortinar - no sentido etimológico da palavra - textos esquecidos que foram publicados na Gazeta de Torres, nos anos de 1927 a 1933, pelos correspondentes na Ericeira. Neles encontramos preciosas informações sobre a história local, os acontecimentos, as elites, as instituições e associações. É o pulsar da vida quotidiana da Ericeira numa época de transição”. António Ventura

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em