A ARTE DO RESTAURO NA VALORIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL PORTUGUÊS

10,60€

A ARTE DO RESTAURO NA VALORIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL PORTUGUÊS

10,60€
1

A ARTE DO RESTAURO NA VALORIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL PORTUGUÊS. COORD. ANA DE ALBUQUERQUE, ALEXANDRE NOBRE PAIS; REV. HELENA SILVA. LISBOA: MEDIATEXTO; INSTITUTO DOS MUSEUS E DA CONSERVAÇÃO, D.L. 2007. DE 26X14 CM. COM 167 PÁGS. ILUST. B.

«A edição da Arte do Restauro que agora se publica, integra-se numa política de ampla divulgação desta prática a partir da experiência acumulada na instituição que em Portugal tutelou este saber, que remonta aos inícios do século XX.

O projecto iniciado pela Direcção do então Instituto Português de Conservação e Restauro / Instituto José de Figueiredo, Ana Isabel Seruya e Mário Pereira e integrado no âmbito das comemorações dos 40 anos da sua oficialização, foi concluído dentro de uma nova realidade. Hoje, a entidade que coordena a conservação e restauro dos bens móveis do património cultural português integra uma estrutura mais alargada, sendo um dos pólos determinantes na própria nomenclatura, o Instituto Português dos Museus e da Conservação.

A escassa bibliografia nacional acerca destes temas exige mais iniciativas deste teor, ampliando o conhecimento e a visibilidade para uma actividade cuja informação produzida fica aquém do que seria desejável. Assim, pretende-se com esta publicação divulgar uma série de intervenções em obras de arte, realizadas ao longo de várias décadas, visando dar a conhecer uma actividade que procura garantir a memória do passado, projectando-a no futuro de modo a que os vindouros possam conhecer melhor a herança cultural que define a nossa identidade colectiva.

Das intervenções efectuadas no Instituto José de Figueiredo / Instituto Português de Conservação e Restauro, seleccionaram-se não só objectos que são tesouros nacionais, mas também espólio que integra as colecções de museus de norte a sul do país, incluindo as Ilhas e instituições tuteladas pelo Ministério da Cultura bem como de outras entidades públicas e privadas. . Manuel Bairrão Oleiro, Director do Instituto dos Museus e da Conservação

Solo quedan 1 unidades de este producto

También te puede interesar