A CONGREGAÇÃO DOS LÓIOS: (ITÁLIA, PORTUGAL E ÁFRICA - 1404-1580)

12,72€

A CONGREGAÇÃO DOS LÓIOS: (ITÁLIA, PORTUGAL E ÁFRICA - 1404-1580)

12,72€
1

FALCÃO, NUNO DE PINHO (2018) ECCLESIA SEMPER REFORMANDA: A CONGREGAÇÃO DOS LÓIOS E A REFORMA DA IGREJA (ITÁLIA, PORTUGAL E ÁFRICA - 1404-1580). PORTO: CITCEM - CENTRO DE INVESTIGAÇÃO TRANSDISCIPLINAR CULTURA, ESPAÇO E MEMÓRIA | AFRONTAMENTO. DE 24X16 CM. COM 389 PÁGS. B.

Estudo de História Religiosa dedicado à Congregação dos Cónegos Seculares de S. João Evangelista, conhecidos por Lóios, e ao seu papel nos processos de reforma e renovação da Igreja entre os séculos XV e XVI. A investigação acompanha as origens da Congregação, estabelecendo como ponto de partida a Congregação de S. Jorge em Alga, em Veneza, e a sua influência na formação do modelo espiritual e institucional dos Lóios portugueses.

A análise incide particularmente sobre a implantação, organização e actividade da Congregação em Portugal, enquadrando a sua intervenção no movimento reformador da Igreja. O estudo contempla igualmente a presença dos Lóios em África.

A investigação apoia-se em documentação proveniente de arquivos e bibliotecas portuguesas e italianas, articulada com bibliografia especializada temática.

Solo quedan 1 unidades de este producto

También te puede interesar