COSTA, LEONOR FREIRE (1997) NAUS E GALEÕES NA RIBEIRA DE LISBOA: A CONSTRUÇÃO NAVAL NO SÉCULO XVI PARA A ROTA DO CABO. CASCAIS: PATRIMONIA. DE 23X16 CM. COM 451 PÁGS. B.
Valioso trabalho sobre a construção naval portuguesa no século XVI, que reproduz na íntegra as «Provas de aptidão científico-pedagógicas em História», Univ. de Lisboa, 1993.
“(…) Os seis capítulos que se seguem pretendem abordar os problemas que acabamos de apresentar. Uma primeira parte visa integrar a construção naval para a Rota do Cabo no contexto nacional. Os navios que a servem são dotados de características particulares que quisemos sublinhar, as quais, por sua vez, são de certa forma responsáveis pela emergência do estaleiro, sob administração do Estado, onde se reúnem as matérias-primas, os engenhos e os edifícios de apoio. Nos dois primeiros capítulos, através de uma análise da legislação, promulgada com o intuito de incentivar a indústria, destacaremos as especificidades do comércio a longa distância e seus reflexos na organização do transporte. O terceiro capítulo completa os anteriores, procurando aferir os resultados da ação legislativa nos portos e estaleiros nacionais. O estudo dos custos de produção e expectativas colocadas no investimento na indústria permite comparar os níveis diversificados do negócio marítimo, ressaltando, então, o caráter singular da Rota do Cabo, tema do quarto capítulo Reconhecidas as particularidades do transporte de longa distância, reservamos a segunda parte para o estudo da Ribeira das Naus, atendendo à organização do trabalho e, tanto quanto as fontes o permitem, aos ritmos da sua produção. O último capítulo considera a geografia dos mercados de matérias-primas e as formas criadas para assegurar o seu ingresso nos armazéns de Guiné e Índia”.
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.