FEIO, GONÇALO COUCEIRO (2018) A GUERRA NO RENASCIMENTO: O ENSINO E A APRENDIZAGEM MILITARES EM PORTUGAL E NO IMPÉRIO, DE D. MANUEL I A FELIPE II. PREF. JOÃO GOUVEIA MONTEIRO. LISBOA: A ESFERA DOS LIVROS. DE 24X16 CM. COM 333 PÁGS. B.
Durante o Renascimento, a arte militar ocidental sofreu profundas alterações: os exércitos tornaram-se maiores e mais centralizados, assistiu-se a uma generalização das armas de fogo, a logística tornou-se mais sofisticada e a instrução mais cuidadosa e regulamentada. De que forma Portugal se adaptou a estas alterações de modo a criar forças militares que correspondessem à nova realidade?
Gonçalo Couceiro Feio, investigador no Centro de História da Universidade de Lisboa, explica como Portugal se adaptou a estes novos requisitos, como funcionava a máquina militar - o recrutamento, a instrução, a disciplina a remuneração do serviço militar, a logística, o armamento -, qual era o perfil dos soldados e comandantes portugueses e de que forma foi feita a transferência de saberes e permuta cultural entre as forças militares portuguesas e outras de várias nacionalidades. Uma obra fundamental para conhecer a História Militar portuguesa na época de D. Manuel I a Felipe II.
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.