A PEÇA DE DIU

10,60€

A PEÇA DE DIU

10,60€
1

LOPES, DAVID; PEREIRA, FRANCISCO MARIA ESTEVES (1892) A PEÇA DE DIU. LISBOA: IMP. NACIONAL. DE 25X16 CM. COM 18 PÁGS., [2] FLS. ILUST. DESDOBR. B.

Memória destinada à X Sessão do Congresso Internacional dos Orientalistas.

O mais importante estudo histórico e linguístico sobre a denominada «Peça de Diu», peça de artilharia produzida em1533 em que se encontra atualmente no Museu Militar em Lisboa.

Peça de tamanho bastante considerável. Segundo uma inscrição em caracteres árabes neskhis, pertenceu a Bahadur, Sultão de Cambaia, que reinou entre 1526 e 1537.

Foi fundida a 5 do mês de Dhul Ka’da do ano 939 da Hégira, ou seja, a 29 de Maio de 1533 da nossa Era.

Por alturas de 1771 a “Peça de Diu”, ao que dizem assim chamada por D. João IV, nome com que passou a ser conhecida, deixou a bataria do “Perdigão de Baixo” também chamada “Bataria de Diu”, da Fortaleza de S. Julião da Barra, e foi enviada para a Fundição do Arsenal do Exército, em Lisboa, para ser derretida e o seu metal ser empregue na estátua de D. José I que se encontra na Praça do Comércio, Lisboa. Por razão aparentemente desconhecida esta boca de fogo manteve-se no arsenal, apresentando-se hoje no Pátio do Museu Militar de Lisboa

Ilustrado à parte com um desenho que reproduz a peça de artilharia estudada, bem como o caracteres árabes inscritos na mesma peça.

Solo quedan 1 unidades de este producto

También te puede interesar