GÓIS, MARIA DAS DORES JORGE DE (1964) A REAL FÁBRICA DE LANIFÍCIOS DE CASCAIS. CASCAIS: CÂMARA MUNICIPAL. DE 26X19 CM. COM 155, [5] PÁGS., [4] ESTAMP. B.
Um dos bons trabalhos acerca da antiga Real Fábrica de Lanifícios de Cascais, que reproduz a tese de Licenciatura em Ciências Históricas e Filosóficas apresentada à Fac. De Letras da Universidade de Lisboa, no ano lectivo de 1955 sobre orientação de Virgínia 17Rau.
O capítulo inicial trata da vida de Francisco Mailhol (cidadão francês que dirigiu a fábrica de lanifícios da Covilhã e fundou uma outra em Estremoz, antes de instalar em Cascais) e traz notas sobre Manuel Pereira Guimarães, fundadores da real fábrica de lanifícios de Cascais. O capítulo segundo apresenta-nos os primeiros anos de existência da fábrica (1773-1809); o terceiro faz uma descrição da estrutura material da real fábrica, socorrendo-se de dois manuscritos: «Inventário» e «Relação de títulos originais». O quarto aborda o período difícil que a real fábrica passou no início pelo século XIX, a hasta pública a que foi sujeita e que aduz notas sobre os novos proprietários; Termina o trabalho dissertando sobre o segundo período de existência da fábrica (1809-1827). Publica em apêndice alguns documentos importantes para a temática, apresenta-se ilustrado à parte com fac-símile de alguns documentos, a planta da antiga fábrica e uma fotografia em policromia reproduzindo «amostras de tecidos fabricados na real fábrica de lanifícios de Cascais. [ocasional acidez]
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.