ZUMTHOR, PAUL, (S.D.) A VIDA QUOTIDIANA NA HOLANDA NO TEMPO DE REMBRANDT. LISBOA: EDITORA «LIVROS DO BRASIL». DE 21X13 CM. COM 405, [1] PÁGS. E.
« O século áureo das Províncias Unidas (cidades fervilhantes, canais, moinhos de vento, pastoras rigoristas, tas, guildas prósperas, burgueses vaidosos) é toda a Holanda de Rembrandt que revive sob as mãos de Paul Zumthor.
Paul Zumthor, esta nação era um país de comerciantes e de burgueses. A terra, os altos cargos do Estado rendiam pouco; mais valia ter algumas acções da Companhia das Índias. O século áureo, marcante, que se conseguiu triunfar à força de sabedoria e de frugalidade; nunca um povo negociou tanto e consumiu tão pouco. O individualismo burguês temperou-o e canalizou-o em associações audaciosas: as grandes companhias de comércio que ofereciam um lucro à altura do risco em que se incorria. E, desde então, abriram-se vastos horizontes: as ilhas da Sonda, a China, o Japão, as Américas... Mais do que deste prodigioso triunfo espantavam-se os visitantes de um estilo de vida, único nesse tempo, feito de uma sabedoria posta à prova, ao alcance de todos, e de uma liberdade que mais se assemelhava ao ódio à opressão.»
Boa encadernação meia de pele, decorada na lombada com nervos, rótulos e ferros gravados a ouro; corte da cabeça carminado; capas conservadas, a frontal da autoria de Infante do Carmo. [miolo amarelecido de modo uniforme e muito limpo]
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.