ANTOLOGIA DE POESIA PORTUGUESA ERÓTICA E SATÍRICA

15,90€

ANTOLOGIA DE POESIA PORTUGUESA ERÓTICA E SATÍRICA

15,90€

ANTOLOGIA DE POESIA PORTUGUESA ERÓTICA E SATÍRICA: (DOS CANCIONEIROS MEDIEVAIS À ACTUALIDADE). SEL., PREF. E NOTAS NATÁLIA CORREIA. LISBOA: ANTÍGONA: FRENESI, 2008. DE 19X13 CM. COM 485, [9] PÁGS. B.

Depois de ver sucessivos livros seus apreendidos pela Censura do Estado Novo, Natália Correia aceitou o convite do visionário editor da Afrodite, Fernando Ribeiro de Mello, para organizar esta Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica.

«Finalmente num único livro», prometia a cinta que acompanhava o volume, publicado em dezembro de 1965, «a poesia maldita dos nossos poetas», «as cantigas medievais em linguagem atualizada», «dezenas de inéditos» e «a revelação do erotismo de Fernando Pessoa». A obra causou escândalo e foi apreendida pela PIDE, com vários dos intervenientes julgados e condenados em Tribunal Plenário, num processo que se arrastou durante anos.

As editoras Antígona e Frenesi assinalam o seu 20.º aniversário com a co-edição da Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica de Natália Correia, de que se fizeram duas edições em menos de três meses.

Esta obra constitui, sem favor nenhum, importante tesouro literário. Reunindo autores que vão de Martim Soares, do século XIII, aos nossos contemporâneos, inclui nomes célebres e inesperados como Camilo, Antero ou Pessoa e uma plêiade de autores menos conhecidos ou mesmo completamente ignotos, cujo estro nos deixa maravilhados. Ao mesmo tempo, esta antologia é um documento mental, revelando-nos como a liberdade de expressão se foi alterando ao longo dos séculos, e não necessariamente no sentido progressivo que poderíamos conceber.

Nota: capara denota algum desgaste, mais notado na lombada.

Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.

También te puede interesar