ARQUEOLOGIA E ARTE NO CONCELHO DE NELAS

18,02€

ARQUEOLOGIA E ARTE NO CONCELHO DE NELAS

18,02€

EUSÉBIO, MARIA DE FÁTIMA DOS PRAZERES; MARQUES, JORGE ADOLFO DE MENESES (2005) ARQUEOLOGIA E ARTE NO CONCELHO DE NELAS. NELAS: CÂMARA MUNICIPAL DE NELAS. DE 26X23 CM. COM 279 PÁGS. ILUST. E.

Trabalho exaustivo, com destaque para o património religioso e civil, deste destacamos os Solares e Casas Brasonadas.

“(…) O levantamento sistemático do património artístico permitiu-nos aferir não só a sua vastidão e diversidade, como também a qualidade de muitos exemplares, reveladores de contactos com os principais centros artísticos. Outros espécimes denunciam um menor mérito artístico, correspondem ao entendimento periférico e autóctone das formas emanadas dos grandes núcleos produtores e difusores, como foram Coimbra, Porto, Braga e Lisboa.

A presente obra não se configura como um inventário dos patrimónios artístico e arqueológico do concelho, antes preconiza colocar em relevo alguns dos exemplares mais significativos, para que constituam pontos de partida para o desenvolvimento do interesse e redescoberta de outros espécimes. No que concerne ao património artístico demos particular desenvolvimento ao de matriz religiosa, mercê da sua vastidão e riqueza no quadro do concelho. Contudo, considerámos também o património profano, não obstante ter sido objecto de uma abordagem mais sintética.

Perspectivamos, assim, que esta obra constitua um ponto de referência para o conhecimento e compreensão dos patrimónios arqueológico e artístico do concelho de Nelas, e seja potenciada no sentido de uma fruição dinâmica e integradora desses bens culturais por parte das sinergias locais e regionais.”

Boa edição, impressa sobre bom papel e ilustrada com numerosas fotografias, mapas e esquemas gráficos, tudo a cores. Encadernação do editor em tela com sobrecapa. [esta com leve desgaste]

Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.

También te puede interesar