AS ORDENS MILITARES NO REINADO DE D. JOÃO I

15,90€

AS ORDENS MILITARES NO REINADO DE D. JOÃO I

15,90€
1

AS ORDENS MILITARES NO REINADO DE D. JOÃO I. SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ORDENS MILITARES; DIR. LUIS ADÃO DA FONSECA. PORTO: FUNDAÇÃO ENGO ANTÓNIO DE ALMEIDA, 1997. DE 23X15 CM. COM 299, [2] PÁGS. B.

«As Ordens Militares no Reinado de D. João I», obra dirigida por Luís Adão da Fonseca, 1º vol. da série Militarium Ordinum Analecta, publica dois estudos académicos:
1 - A Ordem de Cristo durante o Mestrado de D. Lopo Dias de Sousa (1373?-1417), da autoria de Isabel Morgado de Sousa e Silva e ocupa as páginas 21 a 120 do volume: analisa a evolução institucional da Ordem de Cristo no final do século XIV e início do século XV, centrando-se na figura do último mestre eleito antes da incorporação da ordem na esfera régia. A autora demonstra como, durante o mestrado de D. Lopo Dias de Sousa, a ordem passou por um processo de aproximação estratégica à Coroa, num contexto de reestruturação política após a crise de 1383–1385. O estudo explora as tensões entre autonomia institucional e centralização régia, a administração do património e das comendas, e a preparação da ordem para o papel que viria a desempenhar na expansão marítima.
2 - A Ordem Militar de Avis durante o mestrado de D. Fernão Rodrigues de Sequeira, da autoria de Maria Cristina Gomes Pimenta. Este trabalho estampado nas páginas 129 a 245: analisa a evolução institucional e política da Ordem de Avis sob a liderança de D. Fernão Rodrigues de Sequeira, mestre da ordem entre 1364 e 1384. A autora examina as relações entre a ordem e a Coroa portuguesa, destacando o papel de D. Fernão no fortalecimento da ordem e na consolidação do seu património. Além disso, o trabalho aborda a organização interna da ordem, a gestão das comendas e a sua atuação militar e religiosa durante um período de transição política em Portugal. [capa com algum desgaste e leves manhas de uso; ocasionais sublinhados a lápis de carvão]

Solo quedan 1 unidades de este producto

También te puede interesar