BOTICAS NAS MEMÓRIAS PAROQUIAIS DE 1758. ESTUDO, INTRODUÇÃO E FIXAÇÃO DO TEXTO DAS MEMÓRIAS DE BORRALHEIRO, ROGÉRIO; CAPELA, JOSÉ VIRIATO BOTICAS: CÂMARA MUNICIPAL DE BOTICAS. DE 24X17.5CM. COM 246 PÁGS. ILUST. B.
Do texto de apresentação de Fernando Campos, Presidente da Câmara Municipal de Boticas, em Trás-os-Montes: “(...) Por elas [as Memórias Paroquiais] ficamos a conhecer melhor o que eram as nossas paróquias há cerca de 250 anos, quem eram os seus párocos, quantos eram os seus habitantes, como se organizava a administração, como funcionava a sua economia, qual a riqueza dos rios, das serras, que santos veneramos e invocamos nas nossas igrejas, enfim, até se o Terramoto de 1755 fizera alguns danos nos nossos monumentos.
“Então Boticas não era ainda concelho. Mas os autores do ‘Estudo Introdutório’ à edição das ‘Memórias’ do tempo presente, não deixaram de perscrutar do horizonte de 1758, o futuro de Boticas e a criação do seu concelho em 1836, como nova entidade que pretende organizar e melhor desenvolver os destinos das paróquias que então haviam de integrar a novíssima autarquia.
“Ficamos agora a saber melhor quem foram os homens que nos primórdios do Liberalismo lançaram as bases da nossa existência e fundaram o nosso concelho. (...).”
Nota. Capa com pequenos defeitos
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.