CERÂMICA DO VALE DO JEQUITINHONHA: PROJECÇÃO DO FILME: COMPLEMENTO DA EXPOSIÇÃO BONECOS E VASILHAS DE BARRO DO VALE DO JEQUITINHONHA. [ORGAN.] CÂMARA MUNICIPAL DE BARCELOS, MUSEU DE OLARIA. BARCELOS: C. M., M. O., 1985. DE 23X15 CM. COM 27 PÁGS. B.
Neste opúsculo é impresso um magnífico ensaio de Eugénio Lapa Carneiro sobre a Cerâmica do Vale do Jequitinhonha. Foi escrito como uma análise a um filme produzido sobre o tema e serviu também de texto complementar a uma exposição de bonecos e vasilhas de barro provenientes do vale do Jequitinhonha.
A cerâmica do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais (Brasil), é uma tradição ancestral que combina influências indígenas, africanas e portuguesas. As artesãs produzem peças utilitárias e decorativas, como potes, bilhas e as famosas bonecas, todas feitas à mão com barro local, polidas e cozidas em fornos a lenha. Este processo artesanal preserva técnicas antigas, como a modelagem com tiras de barro e o uso de pigmentos naturais para pintura.
Historicamente, a produção começou nas comunidades indígenas e foi reforçada durante os séculos XIX e XX pelas famílias rurais da região. Hoje, esta arte continua viva, sendo praticada ao longo do ano, principalmente em épocas secas, e valorizada nacional e internacionalmente. Projetos culturais ajudam a promover e preservar essa importante expressão do património cultural brasileiro.
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.