FRYER, PETER; PINHEIRO, PATRÍCIA MCGOWAN (1962) EL PORTUGAL DE SALAZAR. PARIS: RUEDO IBÉRICO. DE 22X13 CM. COM XIV, 201, 2 PÁGS. ILUST. B.
Peter Fryer e Patricia McGowan Pinheiro hãn escrito um livro cheio de simpatia pelos portugueses e seus problemas. Livro apaixonado mas fundado em numerosos factos e dados, muitos deles espigados nas próprias publicações oficiais portuguesas.
Os autores descrevem na primeira parte suas impressões de viagem, falam das gentes que hãn encontrado, das formas de vida e dos valores sociais dos portugueses.
Narram a história do salazarismo, estudam a situação económica do país, põem em manifesto os vínculos da economia nacional e colonial portuguesa com as grandes companhias internacionais.
Ao lado da vida política pública, mostram a oposição clandestina ao regime salazarista, seus grupos, seus homens representativos, seus programas e suas ações políticas, e denunciam os crimes da repressão.
Os problemas planteados urgentemente ao Estado português pela rebelião das populações colonizadas de Angola e Moçambique, assim como as condições de existência nesses países e seus movimentos de libertação, ocupam um lugar importante em El Portugal de Salazar.
Ilustrado com muito reproduções fotográficas.
Nota: pequena assinatura de posse na folha de guarda; miolo amarelecido; capas com leve desgaste.