EXPOSIÇÃO DE ARTE SACRA DO CONCELHO DE SANTO TIRSO

10,60€

EXPOSIÇÃO DE ARTE SACRA DO CONCELHO DE SANTO TIRSO

10,60€

EXPOSIÇÃO DE ARTE SACRA DO CONCELHO DE SANTO TIRSO. INTRODUÇÃO E CATÁLOGO POR ADRIANO DE GUSMÃO. PORTO: IMPRENSA PORTUGUESA, 1955. DE 25X19 CM. COM 20 PÁGS. [TEXTO.] & [20] PP. ILUST. B.

“Na sucessão de reveladoras exposições de arte Sacra que, NOS últimos anos, têm vindo a efectuar se no país, Santo Tirso, no verão de 1953, organizou também a sua, acertadamente instalada no belo claustro gótico do antigo mosteiro beneditino.

O conjunto de ourivesaria era surpreendente, quer pela abundância das peças, quer pela beleza ou riqueza de algumas delas. Custódias, cálices e relicários enchiam as vitrinas, e as cruzes processionais encostavam se às paredes em notável variedade, desde as cruzes góticas, muito simples, enlatam, como as das igrejas de Rebordões e de Roriz, até à grande e esplêndida cruz em prata, com os seus motivos ornamentais renascentistas, do mosteiro Santo Tirso.”

“Em paramentos, o que havia de mais Belo era a casula, estola e o manípulo, bordados a ouro e seda, de meados do século XIX, e que, segundo a tradição, serviu a São Francisco de Borja.

De entre o mobiliário impunha se a monumental estante do mosteiro de Santo Tirso, excelente trabalho em Madeira com aplicações metálicas.

Longa era a lista de imagens que, desde os séculos XIV e XV, povoavam esta exposição. Esta secção de escultura era, portanto, cheia de surpresas e encantos. Especialmente, as imagens medievais em pedra policromada. (…) Dos séculos XVII e XVIII apareciam boas imagens esculpidas em madeira pintada e dourada do mosteiro Santo Tirso e, São Bento, do Mosteiro de Singeverga.”

Trabalho cuidadosamente ilustrado separado com reprodução sou papel couché de várias fotografias.

Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.

También te puede interesar