SOTTO MAYOR, A. DA CUNHA DE (2005) FISIOLOGIA DO SALOIO. SINTRA: CÂMARA MUNICIPAL. DE 17X11 CM. COM 64, [6] PÁGS. E.
Reimpressão anastática da edição original publicada no ano de 1858, com uma nota sobre o autor e a obra da autoria de Maria Teresa Caetano.
“Ao longo do texto Sotto Mayor Comentou o modus vivendi
saloio, explorando acutilantemente as suas idiossincrasias e, imbuído de inquestionável presunção didascália, interiorizou o propósito de «pôr em relevo os seus defeitos e vícios para ele conhecer quantos prejuízos d’ahi llhe provem». (…) Apresentado pois nestes pressupostos, a demanda de António Souto Mayor acerca do saloio acabou por se traduzir numa observação empírica abebera da sua própria premonição urbana, culta e polida. Talvez também por isso, o autor tenha, por diversas vezes, encarrilado numa linguagem que, não sendo despicienda para a metodização da época, chocou, quase um século depois, João Paulo Freire, um saloio literato que publicou, em 1948, o volumoso panegirico em defesa daquela gentes, intitulado o saloio, sua origem e seu caráter, anunciando-se ainda no frontispício que trata da fisiologia, psicologia, etnografia e «infâmias, mentiras e disparates que se tem escrito sobre o saloio, seus usos e costumes».
Mas, seja como for, depois de expurgados os maneirismos da época e submetendo ainda a cuidada exegese, a Fisiologia do saloio
constituirá hoje incontornável fonte para os estudiosos da matéria…”.
Encadernação do editor em tela.