FISIOLOGIA DO SALOIO [1858]

10,60€

FISIOLOGIA DO SALOIO [1858]

10,60€

SOTTO MAYOR, A. DA CUNHA DE (2005) FISIOLOGIA DO SALOIO. SINTRA: CÂMARA MUNICIPAL. DE 17X11 CM. COM 64, [6] PÁGS. E.

Reimpressão anastática da edição original publicada no ano de 1858, com uma nota sobre o autor e a obra da autoria de Maria Teresa Caetano.

“Ao longo do texto Sotto Mayor Comentou o modus vivendi saloio, explorando acutilantemente as suas idiossincrasias e, imbuído de inquestionável presunção didascália, interiorizou o propósito de «pôr em relevo os seus defeitos e vícios para ele conhecer quantos prejuízos d’ahi llhe provem». (…) Apresentado pois nestes pressupostos, a demanda de António Souto Mayor acerca do saloio acabou por se traduzir numa observação empírica abebera da sua própria premonição urbana, culta e polida. Talvez também por isso, o autor tenha, por diversas vezes, encarrilado numa linguagem que, não sendo despicienda para a metodização da época, chocou, quase um século depois, João Paulo Freire, um saloio literato que publicou, em 1948, o volumoso panegirico em defesa daquela gentes, intitulado o saloio, sua origem e seu caráter, anunciando-se ainda no frontispício que trata da fisiologia, psicologia, etnografia e «infâmias, mentiras e disparates que se tem escrito sobre o saloio, seus usos e costumes».

Mas, seja como for, depois de expurgados os maneirismos da época e submetendo ainda a cuidada exegese, a Fisiologia do saloio constituirá hoje incontornável fonte para os estudiosos da matéria…”.

Encadernação do editor em tela.

Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.

También te puede interesar