HISTÓRIA DA CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS: 1876-1910

12,72€

HISTÓRIA DA CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS: 1876-1910

12,72€

AINS, PEDRO (2002) HISTÓRIA DA CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS: 1876-1910: POLÍTICA E FINANÇAS NO LIBERALISMO PORTUGUÊS. LISBOA: IMPRENSA DE CIÊNCIAS SOCIAIS. DE 29X19 CM. COM 340 PÁGS., XXXII PP. ILUST. E.

«Um livro admirável sobre a história do maior banco português, onde se mostra que o político e o institucional são inseparáveis do económico e do financeiro. Lúcido e solidamente fundamentado, merece ser lido” Jaime reis

«O alargamento das funções do Estado foi um dos traços mais importantes do liberalismo no século XIX. Para financiar as suas funções, o Estado dispunha de receitas de impostos, assim como da obtenção de crédito junto de sindicatos bancários ou através da venda de títulos de dívida pública. Para a colocação desses títulos e para garantir o pagamento dos juros e da amortização da dívida, foram criadas instituições financeiras que recebiam determinados rendimentos do Estado, assim como depósitos de particulares. É neste quadro que se deve entender a criação da Junta de Crédito Público, em 1837, e da Caixa Geral de Depósitos, em 1876. O desenvolvimento dos depósitos viria a tornar a Caixa o principal banco do Estado Português no fim do período da Monarquia. Dada a sua natureza de banco público, a história da Caixa Geral de Depósitos reflecte a história a financeira e política do País, num quadro complexo que se analisa neste livro.»

Edição ilustrada à parte com reprodução em fac-símile de documentos. Encadernação do editor em tela protegida por sobrecapa estampada a cores.

Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.

También te puede interesar