GÂNDAVO, PÊRO DE MAGALHÃES (2004) HISTÓRIA DA PROVÍNCIA SANTA CRUZ A QUE VULGARMENTE CHAMAMOS BRASIL. LISBOA: ASSÍRIO & ALVIM. DE 21X14 CM. COM 154, [5] PÁGS.: FAC-SÍMILE. B.
Pref. Cleonice Berardinelli; introd. Sheila Moura Hue; modernização do texto e notas Sheila Moura Hue, Ronaldo Menegaz; rev. das notas botânicas e zoológicas Ângelo Augusto dos Santos.
«A Primeira História do Brasil — História da província Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil», de Pero Magalhães de Gândavo, foi a primeira obra publicada em língua portuguesa sobre o Brasil. Além de inaugurar a historiografia e a geografia brasileiras — uma preocupação consciente do seu autor —, foi pioneira também ao apresentar a nova terra como um local aprazível e habitável, e não como um exótico palco de aventuras e perigos. Esta primeira história do Brasil é o relato de um viajante do Renascimento. Pautando-se por experiências pessoais, Gândavo descreve engenhos, vilas e aldeias indígenas, bem como elementos da fauna e da flora locais ainda fantásticos a um primeiro olhar europeu. Regista também expedições aos sertões em busca de ouro, caracterizando um Brasil entre o selvagem e o civilizado, em que índio! s, colonos e jesuítas se enfrentam no desafio de habitar a terra.
Nota: algumas linhas com sublinhados a lápis.
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.