FRANÇA, JOSÉ-AUGUSTO [1966] LISBOA POMBALINA E O ILUMINISMO. [LISBOA]: LIVROS HORIZONTE. DE 32X22 CM. COM 238, [2], 88, [2] PÁGS. E.
Originalmente escrita em francês e reproduzindo a tese de doutoramento do autor defendida na Sorbonne em 1962, a obra é traduzida pelo autor em 1966 e naquele ano publicada em português numa muito esmerada edição (não repetida em edições posteriores) pelos Livros Horizonte.
“A cidade que o Marquês de Pombal fez renascer das cinzas e dos destroços do terramoto de 1755 é uma das grandes criações do génio português - e sem dúvida o maior facto artístico-sociológico da nossa História. Última cidade antiga e primeira cidade moderna, Lisboa Pombalina apresenta-se como um problema complexo que tem que ver com um novo sentido de urbanismo no Ocidente, mas também com a história do país que um «déspota esclarecido» procurava transformar, com a evolução do gosto artístico dos portugueses, com a modificação dos processos técnicos, - com as próprias estruturas da Nação”.
Bela edição ilustrada com numerosas estampas em papel couché.
Encadernação editorial inteira de pele, com gravações a ouro e a seco, na pasta frontal e lombada.
Nota importante: acidez nas folhas de guarda; pele da cabeça da lombada com algum desgaste e imperfeições
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.