MALPICA DO TEJO

15,90€

MALPICA DO TEJO

15,90€

MARTINS, MANUEL ALFREDO DE MORAIS (1986) MALPICA DO TEJO: TERRA POBRE, POVO NOBRE. LISBOA: INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E POLÍTICAS. DE 23x15 cm. Com 454, [1] PÁGS. ILUST. B.

Dissertação de doutoramento em Antropologia Cultural no Inst. Sup. Ciências Sociais e Políticas da Univ. Lisboa.

“O objetivo deste trabalho não é apresentar um estudo exaustivo sobre a comunidade malpiqueira. Esse não é trabalho para investigador isolado (…). Escolhi, por isso, aquilo que ao longo da sua história mais influiu no seu modo de vida e mais contribuiu para a modelação do caráter e para a estruturação da personalidade modal da comunidade que bem marcadamente a tipifica no confronto com as outras comunidades do concelho de Castelo Branco.

Farei salientar a sua inserção no ambiente, os fatores históricos que, com os ecológicos, condicionam estrutura fundiária da freguesia, a sua localização excêntrica em relação à sede do concelho, mas muito próxima de um grande rio que, por motivos de ordem histórica e geográfica pouco ou nada tem influído na vida dos seus membros, quer como meio de comunicação quer, sobretudo, como elemento valorizador da sua economia. (…) Também não pude ignorar ou passar por alto as ligações de carácter social, política e económica da sociedade camponesa de Malpica do Tejo com a sede do Concelho e também as relações de vizinhança com as povoações espanholas mais próximas, com destaque para a de Herrera de Alcântara”. [assinatura da folha de rosto; mínimo desgaste na capa]

Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.

También te puede interesar