MINIATURISTAS PORTUGUESES

53,00€

MINIATURISTAS PORTUGUESES

53,00€
1
BRANDÃO, JÚLIO [1933] MINIATURISTAS PORTUGUESES. PORTO: LITOGRAFIA NACIONAL. DE 22X15 CM. COM 117, [1] PÁGS., [32] FLS. ILT. E.
“…Quando a gravura em madeira e a impressão fez desaparecer os manuscritos e, com eles os iluminadores, eis que surgem os retrato-miniatura, primeiramente aguarelados em pergaminho…”.
Invulgar e estimado trabalho monográfico divido em duas partes. Na primeira é apresentado um estudo histórico em torno do retrato miniatura; o autor percorre séculos, escolas, mestres e manuscritos, do cinábrio e dos ornatos, de iluminuras de vermelho e azul; mostra a piedosa obra dos monges, caminhando lentamente das figuras rudimentares às mais realistas, dos livros de orações à magnificência do vivo oiro. Para depois nos dizer quando e porque surgem os miniaturistas. Na segunda apresenta dezenas de miniaturistas portugueses: Dos Furtado a Eduardo Lobo de Moura, pintor da Rainha Vitória e de vários soberanos da Europa. De Rocquemont aos Santa-Bárbara, o autor do retrato de D. Fernando. De Viale a Almeida Santos; e alguns mais. São 117 páginas de texto, várias dezenas de gravuras em folhas à parte, algumas impressas a cores e sobretudo muita história.
Bela encadernação meia em pele com cantos, decorada na lombada com nervos, rótulos e ferros a ouro aplicados manualmente; corte da cabeça carminado, única margem para o efeito aparada; conserva as capas da brochura. [miolo amarelecido e com acidez, esta mais notada e evidente nas capas e nas gravuras estampadas sobre papel couché]

Solo quedan 1 unidades de este producto

También te puede interesar