MISSÃO EM PORTUGAL [APREENDIDO PELA CENSURA]

26,50€

MISSÃO EM PORTUGAL [APREENDIDO PELA CENSURA]

26,50€
1

LINS, ÁLVARO (1960) MISSÃO EM PORTUGAL. RIO DE JANEIRO: CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA. DE 21X13 CM. COM XXIII, 534, [1] PÁGS. E.

Primeira edição deste muito estimado e invulgar livro, uma fonte valiosa para conhecer o regime do Estado Novo da década de 50.

Missão em Portugal, publicado em 1960, é uma obra do escritor e diplomata brasileiro Álvaro Lins, que exerceu funções como embaixador do Brasil em Lisboa entre 1956 e 1959. A obra é um relato da vida do diplomata onde se encontra uma análise crítica da realidade política, social e cultural portuguesa durante o regime do Estado Novo.

Escrito já o autor tinha regressado ao Brasil, por ter dado asilo político ao General Humberto delgado, aborda temas como a censura, a repressão política, o atraso cultural e a mentalidade conservadora que, segundo o autor, dominava o país. Utilizando uma narrativa simbólica e reflexiva, Lins exprime a sua desilusão com o estado do país e lança questões sobre o seu futuro.

Devido ao conteúdo considerado ofensivo ao regime, Missão em Portugal foi proibido de circular em Portugal na altura da sua publicação. A censura do Estado Novo impediu a distribuição do livro.

A obra tem sido citada por vários autores e investigadores como um importante testemunho histórico e político, e é frequentemente analisada em estudos sobre a relação entre o Brasil e Portugal, bem como sobre a crítica literária em tempos de ditadura.

Encadernação meia de pele com cantos, decorada na lombada com ferros dourados; corte da cabeça tintado à core da encadernação, única margem para o efeito aparada; capas e lombada preservadas.

Nota: miolo com acidez, mais notada no corte das folhas.

Solo quedan 1 unidades de este producto

También te puede interesar