O CASO DE TIMOR NA II GUERRA MUNDIAL: DOCUMENTOS BRITÂNICOS

10,60€

O CASO DE TIMOR NA II GUERRA MUNDIAL: DOCUMENTOS BRITÂNICOS

10,60€

MOTA, CARLOS TEIXEIRA DA (1997) O CASO DE TIMOR NA II GUERRA MUNDIAL: DOCUMENTOS BRITÂNICOS. LISBOA: INSTITUTO DIPLOMÁTICO - MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS. DE 24X16 CM. COM 199, [3] PÁGS. B.

“(…) O Dr. Carlos Teixeira da Motta, quando colocado na embaixada em Londres em 1969, realizou junto dos arquivos britânicos um longo e persistente trabalho de investigação (sete colecções com um total de 931 páginas) sobre vários aspetos das relações luso-britânicas no período da Segunda Guerra Mundial.

Dado o grande valor histórico da investigação que vai muito além da simples reprodução dos textos, poi o autor analisa a versão inglesa dos factos, por vezes comparativamente com outras fontes de informação, …”.

Índice dos capítulos:

II - Timor antes da entrada do Japão na guerra. O interesse japonês e a preocupação britânica.

III - O início da guerra (7 de Dezembro de 1941). As negociações anglo-portuguesas no contexto dos receios australianos e holandeses.

IV - A decisão de ocupação de Timor por forças australianas e holandesas.

V - A ocupação da ilha e a reacção portuguesa (17 de Dezembro).

VI - Consequências imediatas, reflexões levantadas pela acção tomada e desenvolvimentos da questão até à sua solução com satisfação para ambas as partes em 18 de Janeiro de 1942.

VII - A intervenção do Sr. Churchill e os desenvolvimentos posteriores.

VIII - O desembarque japonês em Timor (19 de Fevereiro de 1942). As reações portuguesa e britânica. O problema das relações luso-nipónicas. Evolução da situação na ilha até Junho.

IX - Desenvolvimento da questão desde Junho ao findar do ano de 1942.

X - Timor no ano de 1943. A reiteração do interesse do governo português, o Acordo dos Açores e as garantias australianas de respeito da nossa soberania.

XI - A decisão portuguesa de participar em operações contra o Japão em Timor (Outubro de 1943). A nossa possível entrada na guerra - opiniões inglesas a esse respeito.

XII - A ligação da questão da nossa participação na retomada de Timor com cada questão de adicionais facilidades para os americanos nos Açores. Dúvidas, atrasos e discordâncias - de Janeiro a Julho de 1944.

XIII - As negociações luso-anglo-americanas em Setembro-Outubro de 1944. O acordo final de 28 de Novembro.

XIV - Desenvolvimentos posteriores da questão. As dificuldades levantadas pela Austrália. Resolução da questão e a chegada de barcos portugueses a Timor em fins de Setembro de 1944.

Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.

También te puede interesar