MENDES, FRAGOSO (2010) O DINHEIRO DA REPÚBLICA: MEMÓRIA DO ESCUDO. LISBOA : PROSAFEITA: ÂNCORA. DE 29X22 CM. COM 327, [2] PÁGS. ILUST E.
A obra resulta de uma recolha exaustiva das notas e moedas em escudos e do seu enquadramento histórico. Esta unidade monetária nasceu oficialmente em 1911, logo após a implantação da República, circulou em Portugal durante o século XX e morreu no final de 2001, com uma nova Europa. A introdução do escudo como unidade monetária deveu-se não apenas a uma afirmação simbólica das mudanças republicanas, mas, principalmente, à necessidade sentida pelo Estado de valorizar a moeda portuguesa, altamente depreciada naquela altura, medida que, aliás, estava em estudo quando foi derrubada a Monarquia. Foram 90 anos de convivência diária. Fez parte do nosso quotidiano. Dos nossos sucessos e insucessos, individuais e colectivos. Foi motivo de reivindicações, de prisão para uns e significado de êxito para outros. Faltou nos bolsos de muitos, abundou nos de alguns, mas a verdade é que, sem nos apercebermos, fez parte de todas as vidas.
Edição de muito cuidada execução gráfica, estampada a cores e ilustrada com boas reproduções fotográficas. Encadernação do editor.
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.