O MOTIM POPULAR DE 1757. UMA PÁGINA NA HISTÓRIA DA ÉPOCA POMBALINA

21,20€

O MOTIM POPULAR DE 1757. UMA PÁGINA NA HISTÓRIA DA ÉPOCA POMBALINA

21,20€
1
OLIVEIRA, FERNANDO DE (1930) O MOTIM POPULAR DE 1757. UMA PÁGINA NA HISTÓRIA DA ÉPOCA POMBALINA. PÔRTO: TIP. DA ENCICLOPÉDIA PORTUGUÊSA, LDA. DE 19X12 CM. COM 132 PÁGS. B.
Dissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto que tem como tese central o motim popular portuense ocorrido em 23 de fevereiro de 1757, severamente punido pelo Marquês de Pombal. Com extenso apêndice documental.
O Motim Popular de 1757, no Porto, foi uma revolta contra o monopólio do vinho imposto pela Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, criada por ordem do Marquês de Pombal. A medida afetou fortemente taberneiros e pequenos comerciantes, levando a uma mobilização popular violenta, com ataques a instituições ligadas à Companhia.
A repressão foi dura: o Porto foi militarmente ocupado, centenas de pessoas foram presas e várias executadas de forma exemplar. Este motim reflete o choque entre as reformas centralizadoras do Estado pombalino e os interesses das populações urbanas, marcando um dos mais significativos episódios de resistência popular do século XVIII em Portugal. [capa algo escurecida, com maior acentuação na lombada]

Solo quedan 1 unidades de este producto

También te puede interesar