O REI QUE FOI EM PEREGRINAÇÃO A VARANASI: CARTAS DE RAMA VARMA, RÁJA DE COCHIM, NAS MISCELÂNEAS MANUSCRITAS DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA DE LISBOA. INTROD, LEITURA E NOTAS JOSÉ ALBERTO RODRIGUES DA SILVA TAVIM. LISBOA: GRUPO DE TRABALHO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PARA AS COMEMORAÇÕES DOS DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES, 1997. DE 24X16 CM. COM 151 PÁGS. B.
«Os seis documentos originais que editamos, do rája de Cochim, estão inseridos no tomo III (caixa 2) das designadas Miscelâneas Manuscritas de Nossa Senhora da Graça de Lisboa, onde se encontram missivas de outros senhores da costa oriental africana e da Ásia, inclusivamente do Malabar. (...)
Todas as cartas deste rajá de Cochim aqui transcritas são dirigidas a D. Francisco da Gama, quarto Conde da Vidigueira e bisneto do «descobridor do caminho para a Índia», que foi vice-rei da Índia entre 1597 e 1600. (…) D. Francisco da Gama é sobretudo conhecido pela repressão da corrupção e dos abusos que grassavam no seio do próprio estado da Índia: foi uma linha política que lhe permitiu obter empréstimos necessários para a reorganização da frota portuguesa e que tinha como objetivo primordial a necessidade de preservar o Império. Como veremos, as missivas do rei de Cochim aqui transcritas, por vezes bastantes críticas para com as atitudes do próprio endereçado - Francisco da Gama -, revelam como essas tendências reformistas colidiam com os privilégios daquele senhor do Malabar, acrescidos pela política permissiva dos governantes anteriores.
Nota: capa com algum desgaste.
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.