O RETRATO DE CORTE EM PORTUGAL

23,32€

O RETRATO DE CORTE EM PORTUGAL

23,32€

JORDAN, ANNEMARIE (1994) O RETRATO DE CORTE EM PORTUGAL. O LEGADO DE ANTÓNIO MORO. 1552-1572. LISBOA: EDIÇÕES QUETZAL. DE 30X23 CM. COM 197 PÁGS. ILUST. E.

Este estimado estudo constitui uma importante abordagem a uma área de investigação há muito negligenciada no âmbito do retrato renascentista. A saber, o retrato de corte em Portugal e o seu aparecimento em Lisboa em meados do século XVI. São analisados pela primeira vez, alguns dos mais significativos retratos reais portugueses e que nunca foram devidamente considerados em estudos anteriores. A partir de documentação recentemente descoberta pela autora foi possível clarificar o retrato em Portugal.

O enquadramento temporal escolhido não é arbitrário. Começa precisamente com a chegada de Moro e termina em 1572, ano em que foi encomendado por Catarina da Áustria e pintado por Cristóvão de Morais, o mais importante retrato de D. Sebastião. Os cerca de nove meses que durou a visita de Moro revolucionaram o retrato de corte em Portugal. Foi um ponto de viragem crucial na história do retrato de corte, porque estes artistas, por sua vez, assimilaram o estilo de Moro e sintetizaram-no num tipo de retrato de corte diferente e característico, primeiro em Portugal e posteriormente em Espanha.

Edição de invulgar esmero, impressa sobre encorpado e bom papel, profusamente ilustrada, tanto no texto como em folhas à parte, com reprodução em suas cores naturais de mais de uma centena de retratos pintados ou gravados. Encadernação em tela com ferros secos nas pastas e lombada, protegida por sobrecapa impressa a cores.

Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.

También te puede interesar