MESQUITA, ANTÓNIO (1987) O OFFICIO DE ÇAPATEYRO: IN A IRMANDADE DE SS. CRISPINIANO DO PORTO: SUBSÍDIO PARA A HISTÓRIA DA INDÚSTRIA DOS CURTUMES E DO CALÇADO EM PORTUGAL. S. JOÃO DA MADEIRA: CÂMARA MUNICIPAL DE S. JOÃO DA MADEIRA. DE 21X15 CM. COM 139, [3] PÁGS. ILUST. B.
“No contexto corporativo implantado no Reino em 27/08/1539, os Palmeiros da cidade do Porto elaboraram no ano de 1592, um compromisso sob o nome de Confraria de são Crispim e são Crispiniano e Hospital dos Palmeiros da cidade do Porto, adotando como padroeiros os Santos Crispim e Crispiniano, então generalizados na Europa como protetores do ofício dos sapateiros.
A Irmandade do Porto, na prossecução histórica de agremiação dos curtumes e calçado, basta e operosa comarca de entre Douro e Minho, influenciou todo o ramo da indústria do norte e centro do país e assumiu-se como uma das mais representativas forças corporativas do Reino.
Neste pequeno trabalho, que demonstra inequivocamente ter sido a confraria dos sapateiros o primeiro grémio do norte e o segundo da especialidade a formalizar-se no Reino e que, por feliz acaso, é a única instituição que mantém intacto todo o seu património documental, (…)”.
Prémio Dr. Serafim Leite 1987.
[contracapa e últimas duas folhas com mancha de água no canto superior esquerdo]
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.