PARA A HISTÓRIA DE VIZELA: UM LEGADO... E OUTRAS COISAS MAIS

10,60€

PARA A HISTÓRIA DE VIZELA: UM LEGADO... E OUTRAS COISAS MAIS

10,60€
1

PACHECO, MARIA JOSÉ (1987) PARA A HISTÓRIA DE VIZELA: UM LEGADO... E OUTRAS COISAS MAIS. PORTO: SOUSA & ALMEIDA, LDA. DE 20X14CM. COM 126 PÁGS. ILUST. B.

"Quando há três anos, publicamos a antologia «Avicella», entre os nossos objectivos estava o de relembrar o passado de Vizela, de modo a torná-lo presente em momento que parecia azado, para obter a concretização da sua aspiração autónomica. Esses objectivos não foram totalmente conseguidos, por circunstâncias diversas, designadamente por lamentáveis arranjos políticos de corredor. Daí este novo trabalho, para prosseguir no caminho, que nos impusemos.Muitos acontecimentos importantes para a identidade dos Vizelenses estão ainda sepultados sob a poeira do tempo e só a sua rememoração poderá impedir que venham a ficar esquecidos, perdendo-se o sentido de continuidade na luta pela autonomia da nossa terra. Quão diferente seria hoje Vizela e o seu termo se tivesse sido dado à sua população — como foi a tantas outras! — o direito de ter o seu município! A história do Hospital «António Francisco Guimarães» parece-nos lição elucidativa e gostaria que os meus conterrâneos, e não só, nela reflectissem. Ao estudo da fundação do Hospital, que constitui o cerne desta publicação, e a motivou, resolvemos juntar algumas intervenções públicas, por pensarmos que são o testemunho de amor à terra natal e de coerência na luta por um ideal, que é e continuará a ser o nosso. Cremos que o resultado das últimas eleições legislativas, dando o poder a quem sempre contrariou as aspirações do povo de Vizela, veio diferir a concretização de um sonho de muitas gerações. Mas não seremos nós, apesar de tudo, quem deixará de continuar a pugnar pelo que é justo, aguardando esperançadamente que esse sonho se torne realidade perene. Porto, Setembro de 1987. " MARIA JOSÉ PACHECO

ÍNDICE: A História de um Legado; Um Legado Vindo do Brasil; Valor do Legado; Outras Deixas; Uma Questão sobre o Legado; Dinheiros do Legado; Dinheiros do Legado (Sequência); Casa de Caridade ou Hospital?; Cada Cabeça…; Opção por um Hospital; Escolha do Terreno; O Terreno Escolhido; Novas Dúvidas sobre a Vontade do Testador; Mais uma Comissão; Confirmação da Opção Hospitalar; Um Arquitecto Italiano; O Processo Marca Passo; A República Vence a Inércia; Os Impulsionadores; O Terreno, Finalmente!; Quem foi o Autor do Projecto?; Adjudicação de Obras; Lançamento da Primeira Pedra; «Suum Cuique Tribuere»; Dissolução da Comissão de Vizelenses; Mais Obras…; Inauguração Solene; Algumas Restrições; Patrono do Hospital; Degradação e Recuperação; Nacionalização.; (Parte II)
Por Vizela!; A Propósito de um Programa Radiofónico; O Postal Ilustrado de Vizela; Vizela já Reclamava a Autonomia, em 1852!; A Propósito de uma Monografia; Vizela no último Quartel do Século XIX; Será Possível?; Um Protesto; Foi Possível… Atraiçoar o Povo de Vizela!; Um Ponto de Vista; Uma Obra do Passado que é Estímulo para o Presente…; Uma Carta ao «Jornal de Notícias»; Vizela na Assembleia da República; Outra Carta ao «Jornal de Notícias»; A Tradição Vizelense nas Festas do S. João; Uma Saudação; S. Bentinho, Padroeiro de Vizela; 1869: Uma Data na História da Nossa Luta pela Autonomia; Uma Esquecida e Contraditória Reivindicação de Guimarães; A Luta de Vizela pelo Seu Município, na 1.ª República; A Luta de Vizela pelo seu Município, na 1.ª República (continuação); A Luta de Vizela pelo seu Município, na 1.ª República (conclusão); Dois Amigos de Vizela; Alocução de Comício.

nota: capa de brochura empoeirada e com desgaste. vinco na contracapa. miolo limpo

Solo quedan 1 unidades de este producto

También te puede interesar