SANTA TREGA: UN POBLADO "CASTREXO"-ROMANO

5,30€

SANTA TREGA: UN POBLADO "CASTREXO"-ROMANO

5,30€

PEÑA SANTOS, ANTONIO DE LA (2001) SANTA TREGA: UN POBLADO "CASTREXO"-ROMANO. OURENSE: ABANO. DE 21X14 CM. COM 137 PÁGS. ILUST. B.

Ilustrado com reproduções fotográficas a cores.

O Castro de Santa Trega é um castro e um sítio arqueológico que se encontra no contorno do monte de Santa Trega, no concelho da Guarda província de Pontevedra. Pertencente à cultura castreja e o mais emblemático e visitado dos castros galegos. Foi declarado Monumento Histórico Artístico Nacional em 1931[2] e também tem a consideração de Bem de Interesse Cultural.

O castro, segundo a tese mantida por de la Peña Santos, diretor das últimas campanhas de escavações arqueológicas na década de 1980, teve uma ocupação continuada entre o século I a.C., ao pouco de começar o processo de romanização da Galiza, e o século I d.C., e que a partir desse momento começou um lento processo de abandono, que bem pôde ter sido interrompido por reocupações esporádicas temporárias em época tardo-romana. Foram encontrados também petróglifos, em várias das pedras do monte, elaborados por volta de 2000 anos antes da ocupação do castro.

Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.

También te puede interesar