CARVALHO, ANTÓNIO (2006) TOPONÍMIA DA CIDADE DE VIANA DO CASTELO. VIANA DO CASTELO: CÂMARA MUNICIPAL. DE 28X19 CM. COM 193 P., [2] F. DESDOBR. ILUST. E.
“Na elaboração deste trabalho toponímico, foi nossa intenção apresentarmos uma obra que registasse todas as artérias e vias públicas da cidade, existentes nestes princípios do século XX: largos, praças, alamedas, avenidas, ruas, vielas, telhas, travessas, becos, procurando colocar sempre o máximo de rigor e seriedade possível. (…) Justamente com o seu registo, procurámos dar, mesmo que resumidamente, a descrição desses topónimos e as suas origens.
Tudo isto porque, todas estas artérias tem cada uma a sua história e os seus mistérios, muitas vezes invoca-nos uma figura relevante ligada à cidade ou então revela-nos nomes de lugares antigos da Urbe, no seu conjunto, explicam as suas origens, os lugares por onde os nossos antepassados andaram e, muito especialmente, toda a evolução que a cidade tem tido através dos séculos, desde a época medieval até à actualidade”.
António Carvalho teve também o cuidado de registar os antigos topónimos de cada rua, avenida ou praça, assinalando, assim, uma especial vertente da história da própria cidade e da forma como os seus responsáveis avaliaram os protagonistas merecedores de figurarem na sua toponímia.
Cartonagem editorial