VILA ROMANA DE RABAÇAL. MOSAICOS

8,48€

VILA ROMANA DE RABAÇAL. MOSAICOS

8,48€

PESSOA, MIGUEL (1998) VILLA ROMAINE DE RABAÇAL. UN OBJET D’ART DANS LE PAYSAGE. PENELA: CÂMARA MUNICIPAL. DE 20X20 CM. COM 83 PÁGS. 1 FLS. DESD. ILUST. B.

Importante trabalho sobre os mosaicos romanos do Rabaçal.

Os mosaicos da Villa romana do Rabaçal, em particular as figuras das Estações do Ano, são reveladores de um alto valor artístico. Exemplarmente integrados numa arquitectura de extraordinária qualidade, ilustram bem um tipo de trabalho de uma oficina numa zona periférica no extremo ocidental da costa atlântica, em meados do século IV. Reflectem um estilo, capacidade técnica e uma boa interpretação de modelos cujos paralelos longínquos sugerem a presença de uma oficina itinerante de afinidades orientais, da qual talvez venhamos a conhecer no futuro outras criações, bem como o correspondente itinerário de influências. Assim sendo, esta obra influenciada pelos artistas da corte imperial instalada em Constantinopla, a nova capital do império romano no segundo terço do século IV, constitui-se, no actual estado da nossa investigação, como um raro exemplo de arte protobizantina em Portugal.

Situado a 12 quilómetros de Conímbriga, este grande complexo habitacional romano que se implanta na encosta do vale do Rabaçal foi descoberto depois de 1984, ao longo de várias campanhas arqueológicas. O espaço, uma quinta agrícola habitada no século IV d. C., divide-se em dois núcleos: o que corresponde à villa rustica, onde habitavam os escravos e se situavam as dependências agrícolas, e a villa urbana, a habitação senhorial. Esta organiza-se em torno de um pátio central com colunas, a partir do qual se definem quatro áreas funcionais, a entrada, a zona de luz, a zona que permitia ligação às áreas de serviço e, por fim, a zona residencial. Alguns metros adiante surgem as ruínas do balneário.

Ilustrado a cores com mapas, desenhos, plantas e fotografias.

Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.

También te puede interesar