ESPAÇOS E ACTORES DA CIÊNCIA EM PORTUGAL (XVIII-XX)

7,42€

ESPAÇOS E ACTORES DA CIÊNCIA EM PORTUGAL (XVIII-XX)

7,42€

ESPAÇOS E ACTORES DA CIÊNCIA EM PORTUGAL (XVIII-XX). ENCONTRO INTERNACIONAL "ESPAÇOS E ACTORES DA CIÊNCIA..."; COORD. MARIA FERNANDA ROLLO... [ET AL.]. CASAL DA CAMBRA: CALEIDOSCÓPIO, D.L. 2014. DE 24X16 CM. COM 372 PÁGS. B.

Este livro é dedicado aos actores e protagonistas da Ciência, cujo perfil, natureza, motivações e percursos contribuíram largamente para a construção da ciência em Portugal.

Aqui se incorporam reflexões sobre as transformações ocorridas desde o século XVIII e a sua repercussão em matéria de desenvolvimento científico verificado até ao século XX, observando o papel dos espaços, instituições e cientistas enquanto actores de ciência, não só no que diz respeito à crescente valorização do conhecimento científico mas também no que se refere ao quadro de organização da ciência, processos de internacionalização e dinâmicas associadas. O tema central deste livro é a internacionalização da Ciência - no suporte temporal dos séculos XVIII a XX - e o internacionalismo científico. Os territórios temáticos foram agrupados em Espaços e Instituições; Agentes e Dinâmicas. São estes temas que permitem ao leitor deambular por personalidades, instituições, práticas científicas, práticas culturais europeias que se cruzam com a sociedade portuguesa. Novas abordagens de história da ciência são aqui propostas para divulgar estudos de ponta que se encontram em fase de maturidade científica e para descobrir geografias culturais e outras conjugações científicas. Fica o repto para todos que queiram descobrir novas rotas e agendas de História & Ciência.

Artigos: “A criação do Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra (1799) e o estabelecimento do seu programa científico”; “Espaços e actores do ensino da electricidade em Portugal (1850-1911)”; “A Imprensa Científica Militar (1851-1918): Trocas e circulação de saberes entre Portugal e a Europa”; “Laboratórios universitários – espaços de ciência na transição da Monarquia para a República”; “O Hospital de Santa Marta no Nascimento da Psicocirurgia: espaços, ideias e atores”; “Casa de Saúde do Telhal na História da Psicocirurgia: Ideias, Espaços, Práticas e Protagonistas”; “A Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT, 1967-1974) Numa ‘esquina da história’...”; “A ciência e a criação de um «homem novo» português. O pensamento de Barahona Fernandes e a influência das teorias eugénicas alemãs”; “Apontamentos para a História da contenda entre António Sérgio e Abel Salazar sobre a “Falência da Metafísica”. “Dr. Costa Sacadura (1872-1966) e a sua obra científica: os seus contributos para a higiene e construção escolar em Portugal na transição do século XIX para o séc. XX”; “Mulheres cientistas e os Trópicos: (in)visibilidades da primeira metade do novecentos português”; “Combatendo epidemias: Bernardino António Gomes, Sousa Martins, Ricardo Jorge, Câmara Pestana, Almeida Garrett, Fernando da Silva Correia”; “O Instituto Industrial do Porto e a divulgação da Ciência na segunda metade do séc. XIX”; “Um projecto de musealização para o Gabinete de História Natural da Ajuda (1768-1836). História, Colecções, Espaços”; “Os acervos do Arquivo de Ciência e Tecnologia”.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em