FIGURAS DO PASSADO

37,10€

FIGURAS DO PASSADO

37,10€
1

EURICO, PEDRO (1915) FIGURAS DO PASSADO. LISBOA: COMPOSTO E IMPRESSO NA TYPOGRAPHIA EDITORA JOSÉ BASTOS. DE 24X17 CM. COM [8], 263, [5] PÁGS. ILUST. B.

Pedro Eurico é o pseudónimo do Juiz Conselheiro Augusto Carlos Cardoso Pinto de Osório, natural dos Arcos de Valdevez (1842-1920), figura de grande relevo na Magistratura portuguesa dos finais dos séculos XIX e inícios do XX. São vastos e interessantes os capítulos que compõem o volume e que se ocupam essencialmente de personalidades das letras, com influência nacional, ou regional, estas mais focadas no Vale do Lima. Alguns dos textos registam muitas das histórias vividas pela sua geração na mítica cidade do Mondego, quando estudante.

Com capítulos dedicados ao último Marquez de Ponte de Lima, à «Linha descendente de Pedro Alvaro Cabral», a D. Leonel de Lima, António Corrêa Caldeira, João de Deus, Francisco Guimarães Fonseca, António de Magalhães Barros, Anthero de Quental, Rodrigo Velloso, Fernando Rocha, José Luciano de Castro, Luiz Corrêa Caldeira, Sampaio Bruno, Amelia Janny, D. Amelia Caldas Xavier, Sofia de Abreu Coutinho e Alberto Sampaio. Com bastas referências Herculano, Eça, António Feijó, Bocage, Bulhão Pato, Camilo, José Caldas, Teófilo Braga, entre muitos outros. Ilustrado no corpo do texto com fotogravuras [capa de brochura com acidez; lombada com alteração da coloração original]

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em