A FÁBRICA DA LOUÇA DE VILAR DE MOUROS

21,20€

A FÁBRICA DA LOUÇA DE VILAR DE MOUROS

21,20€

A FÁBRICA DA LOUÇA DE VILAR DE MOUROS. PAULO TORRES BENTO... [ET AL.] ; PREF. ISABEL MARIA FERNANDES; FOT. ANTÓNIO GARRIDO. VILAR DE MOUROS: CENTRO DE INSTRUÇÃO E RECREIO VILARMOURENSE; CAMINHA: CÂMARA MUNICIPAL DE CAMINHA, 2015. DE 30X23 CM. COM 109, [2] PÁGS. ILUST. E.

A história de uma loiça icónica e da sua fábrica, numa muito esmerada edição impressa a cores sobre bom papel, ilustra com um grande número de reproduções fotográficas que tronam este livro o mais completo catálogo de louça de Vilar de Mouros.

A faiança de Vilar de Mouros foi referenciada por vários e ilustres investigadores que ao longo dos últimos dois séculos se dedicaram ao estudo da faiança portuguesa, mas os dados que facultaram são escassos e era praticamente desconhecido o tipo de peças produzidas.

A investigação agora perpetrada sobre «A Fábrica de louça de Vilar de Mouros» por Paulo Torres Bento, Joaquim Aldeia Gonçalves, Plácido Ranha Silva Souto e Basílio Barrocas, levou-os a compulsar tudo o que se publicou até hoje sobre esta faiança, a que juntaram um conjunto não despiciendo de documentação inédita, sendo, pois, um bom exemplo do que os investigadores locais podem fazer em prol do conhecimento das artes e ofícios de uma terra.

Esta monografia sobre a faiança de Vilar de Mouros termina com um estudo de Patrícia Moscoso sobre a produção de peças propriamente dita. Tendo partido da análise de algumas centenas de fragmentos recolhidos no local onde a fábrica funcionou, a que juntou um conjunto de peças que se encontram na mão de alguns familiares dos antigos proprietários da fábrica ou de pessoas com eles relacionadas, esta autora analisa a produção desde a fundação até ao seu encerramento. Na análise tipológica que realiza, consegue criar grupos de peças - garrafas, infusas, malgas, terrinas, bules -, bem como estabelecer fases de fabrico, terminando com um catálogo de peças de extrema utilidade para se conhecer melhor a produção de faiança de Vilar de Mouros, até ao momento muito pouco conhecida.

Cartonagem editorial.

Nota: margem dianteira das últimas folhas com ténue e muito circunscrita alteração da coloração.

This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.

You might also be interested in