A GUERRA ANGLO-BOER: IMPRESSÕES DO TRANSVAAL. 2 VOLS. LISBOA: TYP. UNIVERSAL, 1903. DE 22X14 CM. COM 447 & 496 PÁGS. E.
1º v.: Antecedentes da guerra, operações militares até à conclusão da paz, os campos de concentração. 2º v.: Diário d'um soldado, impressões de viagem, De Wet
O primeiro volume analisa os antecedentes políticos e diplomáticos do conflito entre o Império Britânico e as repúblicas bôeres da África Austral, descreve as operações militares até à assinatura da paz e examina a questão humanitária dos campos de concentração britânicos.
O segundo volume apresenta uma narrativa mais pessoal e descritiva, dividida em três partes: o "Diário de um Soldado", que reconstrói as experiências de combate do ponto de vista individual; as "Impressões de Viagem", começando em Pretoria e explorando a realidade sul-africana sob ocupação; e um perfil político-militar do general bôer Christiaan De Wet.
A obra combina o rigor jornalístico com a sensibilidade literária, refletindo a simpatia de Bilac pelos bôeres, e insere-se no contexto de um nacionalismo latino em oposição ao imperialismo britânico.
Caracteriza-se por uma linguagem rica, impressiva e de forte envolvimento emocional, embora mantenha a preocupação com a fidelidade factual dos acontecimentos descrito.
Edição ilustrada com abundantes desenhos.
Dois volumes encadernados num só tomo; sem capas.
Encadernação muito, muito modesta com lombada em percalina e pastas cartonadas; o miolo apresenta-se bastante amarelecido e com acidez