A RESPOSTA OU ANALYSE CRITICA AO COMMUNICADO DE ALEXANDRE HERCULANO

12,72€

A RESPOSTA OU ANALYSE CRITICA AO COMMUNICADO DE ALEXANDRE HERCULANO

12,72€

PEREIRA, ANTÓNIO CAETANO (1857) A RESPOSTA OU ANALYSE CRITICA AO COMMUNICADO DE ALEXANDRE HERCULANO. [S.L.: S.N.], (LISBOA: -- TYP. DE ANTÓNIO JOSÉ DA ROCHA). DE 20X13 CM. COM 78 PÁGS. B.

Opúsculo bastante invulgar inserido na famosa questão «Eu e o Clero» de Alexandre Herculano.

Innocêncio [Vol. II, págs. 245, n.º 25]: “(…) Em 1846 o sr. Alexandre Herculano mandava para a imprensa o tomo I da sua ‘Historia de Portugal’, e n’elle a pag. 486 as curtissimas phrases de uma nota que tão acremente estimularam o espirito de nacionalidade de uns, e offenderam a pia crença de outros (…).

Era, a seu ver, o moderno escriptor que pela imprensa usára arvorar entre nós o pendão da incredulidade contrao preconizado milagre! Pois não deviam ignorar que um seculo antes d’aquella data, isto é, no anno de 1746, em tempos de devoção incomparavelmente mais fervorosa, bem que menos affectada, já um dos homens mais eminentes de que Portugal se honra, e a cujo nome até os estrangeiros fazem a justiça de vida, o douto e critico philologo Luis Antonio Verney, publicando pela primeira vez o ‘Verdadeiro Methodo d’estudar’, se julgára auctorizado a dizer por formaes palavras (…)

«Esta apparição (de Christo) ao rei D. Affonso; a redoma de vidro cheia de oleo, que veiu do céo a Clodoveo (…); e outras cousas, que se acham nas historias, são boas para divertir rapazes; e os criticos as conservam todas no mesmo armario em que guardam as pennas da phenix.”

Nota: ex. cansado; miolo escurecido e com bastante acidez; carimbos oleográficos no rosto e na folha do prologo.

This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.

You might also be interested in