MEDEIROS, FERNANDO (1978) A SOCIEDADE E A ECONOMIA PORTUGUESA NAS ORIGENS DO SALAZARISMO. LISBOA: A REGRA DO JOGO. DE 21X14 CM. COM 413 PÁGS. B.
Este livro constitui a versão portuguesa da Tese de Doutoramento apresentada pelo autor a Universidade de Paris, defendia em 1976.
“(…) É a análise estrutural que aparece no primeiro plano da primeira parte, o que não vai sem alguns riscos de fastídio para o leitor. Apesar disso a abertura sobre os dados fundamentais da formação económica portuguesa, que se encontravam por sintetizar, constituía uma etapa indispensável para o entendimento dos capítulos seguintes, tanto mais que alguns estudos sobre o capitalismo em Portugal, à força de privilegiarem algumas das suas manifestações sintomáticas acabam por descurar a análise global de um processo de transformação social complexo. A partir do esboço dos modos de produção prevalecentes e das articulações que os conectavam, procurei pôr em evidência a lógica da dominação social através da noção de social-paternalismo, que tinha passado praticamente intacto da monarquia para a República e que, mais tarde, viria a ser institucionalizada pela jurisdição corporativista do «estado novo».
A segunda parte é quase integralmente dedicada ao estudo dos movimentos operários e do sindicalismo revolucionário e, em definitivo, é esse ciclo de lutas e de mobilizações operárias que determinou a delimitação do período estudado, cujo tempo forte coincide com a época do «pão político» (1917-1926)”.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.