A TALHA E A SERTÃ: BEBER E COMER NO ALENTEJO

15,90€

A TALHA E A SERTÃ: BEBER E COMER NO ALENTEJO

15,90€
1

A TALHA E A SERTÃ: BEBER E COMER NO ALENTEJO. [ORG.] ALVA – ASSOCIAÇÃO DE ALIMENTAÇÃO E VINHOS; COLAB. DELEGAÇÃO REGIONAL DA CULTURA DO ALENTEJO; TEXTOS A. PEDRO BELCHIOR... [ET AL.]; [S.L.]: A. A. V., D.L. 2000. DE 28X22 CM. COM 186 PÁGS. ILUST. B.

Mostrar o que se bebe e o que se come, hoje, no Alentejo, significa deixar viver permanências e apon- tar mudanças. Significa, ainda, aceitar que, muito daquilo que se pode vir a estudar, continua ainda mergu- lhado em "mitos das origens" ou encantado pelas simplistas histórias conversadas. Mas é preciso avançar e esta exposição é um bom começo.

Toda a exposição procurará ser narrativa mas residual. Isto significa que, ao longo do seu traçado, iremos encontrando motivos suficientes para uma descriminação, análise e problematização do tema, mas que esses elementos são fruto de uma eleição determinada pela própria contextualização estabelecida e, nunca, baseados na tentativa de abordar toda a temática de forma exaustiva.

Os dois espaços, a adega e a casa da matança justapõem-se. As épocas do ano privilegiadas para o seu uso não são as mesmas e a sua localização especial também não. Na casa da matança, estamos num espaço das mulheres, ainda que tenham sido os homens a matar e destrinchar o porco. Na adega, estamos num espaço dos homens, ainda que as mulheres tenham ajudado a vindima.

Depois, o olhar irá fazer um percurso entre o vinho e as suas cores, num aparato de diferenças e de luminosidades, e entre o pão e as suas formas, mantendo o aparato de diferenças e afirmando a tridi- mensionalidade.

De forma descontinuada, marcadamente descontinuada, exibem-se em seguida objectos naturais (uvas, trigo...), objectos de artefacto simples (o serrão, o aluizar, a alva...) ou complexos (a alambique, o pulverizador, o alcatrão...). Queremos assim mostrar como se constrói da uva ao vinho, da azeitona ao azeite, do trigo ao pão, do porco ao fumeiro, que gestos se realizam e em que épocas. Não só vão variar as peças que agora se mostram, como os suportes em que elas se apresentam (lões sobre tela ou madeira...) ou as constituem (barro, madeira, cobre...).

O tema permanece em aberto...

Catálogo de exposição, com vários ensaios; edição de muito cuidada execução gráfica, em bom papel, ilustrada a cores com boas reproduções fotográficas.

Nota: capa e contracapa com vincos e algum desgaste; miolo limpo.

Only 1 units of this product remain

You might also be interested in