ÁLBUM: DESENHOS D'EL-REI D. CARLOS. TEXTO INTRODUTÓRIO DE D. MARCUS DE NORONHA DA COSTA; FOTOGRAFIAS DE ANTÓNIO HOMEM CARDOSO. LISBOA: ESTAR, 1999. DE 23X17 CM. COM 18, [64] PÁGS..; + 1 SERIGRAFIA. E.
Edição exclusiva e luxuosa, nitidamente impressa sobre encorpado papel couché, numerada e autenticada, que inclui uma serigrafia de um dos desenhos reproduzidos.
Edição numerada e assinada pelo autor do texto introdutório. O nosso ex. é o 514/100.
“O presente álbum de desenhos inéditos d’El Rei D. Carlos corresponde à fase artística do então príncipe real, quando foi seu mestre o aguarelista espanhol Enrique Casanova, depois de ter recebido lições de pintura histórica de Miguel Ângelo Lupi e ultrapassada a fase das primeiras aulas de desenho de Teodoro Mota e as complementares de Tomás de Anunciação.
Os temas tratados neste álbum - iniciado a 30 de novembro de 1880 e encerrado possivelmente no ano imediato, com recurso a técnicas que vão desde o desenho a tinta da China, a lápis e aguarela, todos eles sugestivos e simples - vincam quase sempre a grande paixão do malogrado monarca pelo mar e barcos. Nestes desenhos ficaram gravados para a memória dos tempos algumas embarcações do Tejo, hoje totalmente desaparecidas com exceção do barco de pesca do sável, a muleta, a bateria, a falua de Alcochete, o varino de carga, o barco de água arriba, a falua de belas latinas e o barco do moinho (…)”.
Encadernação editorial em tela, com os títulos gravados a dourado na lombada e o brasão de armas de Portugal na pasta anterior também a ouro.
Tem ainda uma caixa para acondicionamento do vol. e da serigrafia, confecionada do mesmo material que a encadernação editorial.
NOTA: o livro e a serigrafia estão muito bem conservados; sem mácula. O caixa encontra-se empregada com pó, facto que a tornou mais escura e, portanto, com perda da coloração original.