ÁLVARO PIRES DE ÉVORA: UM PINTOR PORTUGUÊS NA ITÁLIA DO QUATTROCENTO

21,20€

ÁLVARO PIRES DE ÉVORA: UM PINTOR PORTUGUÊS NA ITÁLIA DO QUATTROCENTO

21,20€
1

ÁLVARO PIRES DE ÉVORA: UM PINTOR PORTUGUÊS NA ITÁLIA DO QUATTROCENTO. EXPOSIÇÃO. COORD. FRANCISCO PAULINO. COMISS. CENT. PEDRO DIAS. COMISSÃO NACIONAL PARA AS COMEMORAÇÕES DOS DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES. LISBOA: CNCDP, 1994. DE 30X23 CM. COM 164, [3] PÁGS. ILUST. E.

Belíssimo catálogo sobre o pintor português Álvaro Pires de Évora e a sua obra, ativo entre 1410 e 1434.

Cremos que se trata da primeira investigação sistemática sobre o primeiro pintor nascido em Portugal a quem se atribuem obras concretas com segurança e um exemplo precoce de circulação artística transnacional no início do Renascimento europeu.

Ensaios: «O mundo como retábulo e exploração», Vasco Graça Moura; «Álvaro Pires de Évora: um pintor. Uma exposição», Pedro Dias; «As relações entre Portugal e a Itália no séc. XV», Maria José Azevedo Santos; «Pisa no início do séc. XV», Michele Luzzati; «A pintura em Pisa na primeira metade do séc. XV», Mariagiulia Burresi; «Outros pintores portugueses em Itália no início do século XV: o caso João Gonçalves», Rosário Gordalina; «A fortuna crítica de Álvaro Pires de Évora», Pedro Dias; «A técnica artística de Álvaro Pires de Évora», Maria Teresa Lazzarini; «Catálogo: inventário das obras expostas», Pedro Dias.

Edição de muito esmerada realização gráfica, impressa sobre bom papel, densa e criteriosamente ilustrada a cores com reproduções muito nítidas de trabalhos de Álvaro Pires d’Évora. Cartonagem editorial.

Nota: cartonagem com algum desgaste; assinatura de posse na folha de rosto; leve alteração na coloração da lombada.

Only 1 units of this product remain

You might also be interested in