ARRUDA, LUÍSA D’OREY CAPUCHO (1996) AZULEJARIA BARROCA PORTUGUESA: FIGURAS DE CONVITE. LISBOA: EDIÇÕES INAPA. COLECÇÃO HISTÓRIA DA ARTE. DE 32X25CM. COM 129 PÁGS. ILUST. E.
Um dos mais estimados trabalhos sobre as «Figuras de Convite» da azulejaria barroca em Portugal que reproduz a Tese de Mestrado em História da Arte apresentada pela autora à FCSH-UNL, sobre a orientação de José Horta Correia.
“As entradas das habitações nobres foram decoradas no século XVIII com figuras de alabardeiros, criados de libré, damas e guerreiros armados representando em escala natural e pintadas sobre azulejo em atitude de receber os visitantes. A historiografia da arte situou as figuras de convite no âmbito formal das figuras recortadas da azulejaria barroca, atribuindo-lhes essencialmente um carácter pitoresco. É deste belo aspecto da rica azulejaria portuguesa que este magnífico trabalho trata pela primeira vez em exclusivo, estudando-o e recolhendo em imagens policromadas o que poderá ser a totalidade do seu espólio existente em Portugal.”
Edição com a qualidade gráfica habitual nas prestigiadas edições Inapa, ilustrada a cores com vasta documentação iconográfica, impressa sobre papel de elevada gramagem. Encadernação editorial em tela com dizeres gravados a frio na pasta e lombada, protegida por sobrecapa ilustrada a cores.
Nota: sobrecapa algo polida e com mancha de acidez no canto superior direito da pasta frontal.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.