CAETANO, M., & LÓPEZ-RODÓ, L. (2014) CARTAS ENTRE MARCELLO CAETANO E LAUREANO LÓPEZ-RODÓ. (P. M. MARTINS, ED.). LISBOA: ALÊTHEIA EDITORES. DE 22X14 CM. COM 266 PÁGS. B.
Cartas entre Marcello Caetano e Laureano López-Rodó apresenta uma selecção rigorosa da correspondência trocada entre os dois estadistas ibéricos, o último presidente do Conselho do Estado Novo português e um dos principais ministros do regime franquista espanhol, ao longo de 36 anos, desde os anos 40 até ao final da década de 70. Esta publicação constitui um testemunho íntimo e revelador sobre as relações pessoais e políticas entre Portugal e Espanha durante o período do Estado Novo e do franquismo. Ao longo das cartas, transparece uma amizade sólida, cultivada na adversidade e reforçada por afinidades ideológicas, culturais e religiosas, embora também marcadas por divergências discretas. A troca epistolar revela preocupações com a evolução dos regimes, o impacto da modernização, o papel da Igreja e o declínio das estruturas autoritárias que ambos serviram.
Além da dimensão pessoal, as cartas têm um inegável valor documental. Elas expõem, sem filtros, as dúvidas, as esperanças e as desilusões de dois homens formados no seio das elites tecnocráticas ibéricas, confrontados com as profundas mudanças políticas do pós-guerra e, mais tarde, com as transições democráticas. Marcello Caetano, já no exílio no Brasil, chega a revelar uma dolorosa perda de fé religiosa, enquanto López-Rodó se mostra inquieto com o rumo de Espanha após a morte de Franco.
Esta edição portuguesa, cuidadosamente organizada por Paulo Miguel Martins, oferece aos leitores lusófonos uma importante fonte primária para o estudo da história política contemporânea de Portugal e Espanha, reforçando a relevância da amizade luso-espanhola num tempo de incertezas e redefinições.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.