CHARME ET SAGESSE DU PORTUGAL

47,70€

CHARME ET SAGESSE DU PORTUGAL

47,70€
1

CONTREPIED, V. VERNIER (1956) CHARME ET SAGESSE DU PORTUGAL. PARIS: ÉDITIONS EURAFRICAINES. DE 23X15 CM. COM 224, [29 PÁGS. ILUST. E.

Charme et sagesse du Portugal é um livro curioso e definidor do tempo em que foi escrito, articulando descrição cultural, legitimação política e função turística. Estruturado em cinco partes, inicia com a caracterização do território, da sociedade e do património (Genius Loci, Congénialité et Fleurs du Terroir, Ulysboa, Jouvence de l’Azurie, Poèmes de Pierre), prossegue com uma leitura apologética do Estado Novo e do pensamento de Salazar (L’Oeuvre accomplie, L’Ordre par l’Autorité Désintéressée, Points Faibles, Dictateur de soi-même, Exemple et Grandeur d’un Petit Pays, Parlamentarisme et Défense de l’Occident, Destin de la Lusitanie) e conclui com secções documentais (reúne dados sobre geografia, clima, história, população, arquitectura, artes e costumes), guia turístico (excursões pelo território) e informações práticas (explica como chegar a Portugal, hotéis, estadias e endereços úteis).
Publicado em plena vigência do Estado Novo, o livro configura um instrumento de diplomacia cultural que conjuga exaltação das paisagens, tradições e monumentos portugueses com a legitimação internacional do regime salazarista. Os temas evidenciam a sobreposição entre o discurso estético-histórico e o discurso político, revelando uma narrativa que simultaneamente constrói identidade nacional, promove o destino turístico e sustenta a imagem externa do governo autoritário português.
Encadernação meia de pele com cantos, decorada na lombada com nervos e ferros a ouro; capas conservadas. Bom exemplar.

Only 1 units of this product remain

You might also be interested in