FONSECA, TOMAZ DA (2014) FÁTIMA (CARTAS AO CARDEAL CEREJEIRA). [LISBOA]: A BELA E O MONSTRO. DE 20X14 CM. COM 415 PÁGS. B.
Fac-simile da primeira edição, impressa deliberadamente no Brasil, pois a censura em Portugal jamais permitiria publicar um livro deste teor. Os exemplares que chegaram a Portugal foram distribuídos clandestinamente. O livro foi «lido» e «proibido» pelos serviços de censura, em novembro de 1956 (Relatórios dos livros censurados, PT-TT-SNI-DSC-35-5 5784_m1620.TIF, ANTT)
Fátima: Cartas ao Cardeal Cerejeira (publicado em 1955) é uma das obras mais polémicas de Tomás da Fonseca e, talvez, uma das mais emblemáticas que correram em Portugal durante o salazarismo. O autor desmonta as aparições de Fátima e a forma como o Vaticano lidou e lucrou com elas, apoiando-se em documentos da época para validar a sua tese a que procura dar um cunho científico, comparando as aparições de Cova de Iria com outras anteriores. Nas suas cartas ao Cardeal Cerejeira, de quem Tomás da Fonseca foi condiscípulo, o autor esclarece e refuta o teor das acusações de heresia que lhe têm sido feitas por diversos tipos de imprensa e de políticos afectos ao poder do Estado Novo.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.