AMÉRICO MANUEL DOS SANTOS CARVALHO MENDES... [ET. AL.] FLORESTA E SOCIEDADE: UMA HISTÓRIA EM COMUM. COORD. JOAQUIM SANDE SILVA. [LISBOA]: PÚBLICO: FUNDAÇÃO LUSO-AMERICANA 2007. DE 23X18 CM. COM 364 PÁGS. ILUST. B.
O presente volume encontra-se assim dividido em duas partes. A primeira faz percurso da história ao longo dos tempos, começando nas origens da floresta em Portugal, antes da influência humana e estendendo-se até ao futuro, tendo em conta cenários de alteração climática. A segunda oferece e reúne diferentes aspectos associados à tradição, aos costumes, gerados em torno ou motivados pelas árvores e florestas.
Ilustrado com imagens antigas e fotografias modernas.
Introdução
I Passado, presente e futuro da floresta em Portugal Introdução 1 Paleo-história e história antiga das florestas de Portugal continental – até à Idade Média 2 Os avanços e os recuos da floresta em Portugal da Idade Média ao Liberalismo 3 Políticas e instituições florestais em Portugal – desde o final do Antigo Regime até à atualidade 4 O futuro da floresta – as alterações climáticas
II A floresta nos usos e na cultura dos povos e da sociedade Introdução 1 As árvores na toponímia portuguesa 2 Plantas medicinais, a riqueza inexplorada das florestas 3 Cogumelos, árvores e pessoas 4 As árvores da cidade de Lisboa 5 A floresta na expressão artística
Glossário Notas biográficas dos autores
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.