CARVALHO, ANTÓNIO LOPES DE (1954) GUIMARÃES EM CEUTA. GUIMARÃES: A.L. CARVALHO. DE 27X19 CM. COM 198, [2] PÁGS. B.
No dia da tomada de Ceuta (21 de agosto do ano de 1415) o contingente de barcelenses, incorporado nas tropas do Conde de Barcelos, que faziam parte da hoste do Infante D. Henrique, num contra ataque dos mouros a tentar reaver a cidade, já na posse dos portugueses, abandonou o lanço das muralhas à sua guarda, fugiu, acudindo os vimaranenses que repeliram o inimigo.
D. João I puniu os de Barcelos, impondo-lhes a servidão de, em certos dias do ano, alguns homens servis de Barcelos irem a Guimarães varrer as praças e ruas, com um traje caricato, um pé calçado e outro descalço.
Durou mais de tês séculos, este quadro vivo a que se chamou «castigo de guerra». Finalmente em 1743 foi abolido.
Escritores e jornalistas barcelenses tentaram ao longo dos tempos demonstrar que não havia verdade histórica nestes factos.
O autor, vimaranense, porém não concorda e com factos históricos e uma profunda investigação expõe os acontecimentos.
Uma fonte importantíssima para o estudo da questão intitulada « A servidão de Barcelos a Guimarães».
Nota: exemplar cansado; Capa escurecida e com manchas; Lombada com leves perdas de papel; acidez nas primeiras 10 folhas.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.