BETRÓ, MARILINA (2012) HIERÓGLIFOS: 580 SINAIS PARA COMPREENDER O ANTIGO EGIPTO: GRAFIAS E ALFABETO. [LISBOA]: PÚBLICO-COMUNICAÇÃO SOCIAL. DE 23X15 CM. COM 251 PÁGS. B.
«A egiptóloga e professora catedrática da Universidade de Pisa Marilina Betró revela ao leitor os segredos do sistema hieroglífico, desde a sua formação até às características estruturais, apresentando uma perspetiva insólita: não pretende oferecer um manual para aprender os textos hieroglíficos, mas sim, um caminho de exploração do mundo longínquo e antigo do Egipto faraónico através dos sinais da sua escrita, porque, como se de um espelho se tratasse, escrita e hieroglífica reflete o ambiente, o pensamento e a sociedade do antigo Egipto.
Entre o complexo, e aparentemente bizarro, universo de 750 sinais usados na fase clássica da escrita sagrada dos egípcios, este volume conseguiu descodificar quase 600, o suficiente para compreender plenamente uma cultura que à distância de milénios conserva ainda vivo todo o seu fascínio.
Cada hieróglifo apresentado no volume é acompanhado por uma ficha que indaga as origens, o valor fonético ou simbólico e o conteúdo figurativo. De cada um dos sinais reproduzidos, além das elegantes grafias cursivas que constituem evolução sucessiva, emerge a estilização gráfica da prática dos escribas: a escrita hierática, nascida em primeiro lugar no âmbito administrativo do Estado e, mais tarde, alargada aos textos literários e religiosos, e escrita demótica, derivada das precedentes.»
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.